Quão bonitos e divertidos são os enigmas para as crianças?

Quão bonitos e divertidos são os enigmas para as crianças? Tanto adultos como crianças são apaixonados por isso: alguns deles porque podem apreciar os rostos de seus filhos ou netos, tentando encontrar uma solução para o enigma. Os outros porque testam suas habilidades, ansiosos para vencer o desafio.

 

1. O enigma da Esfinge

Vamos começar com o que talvez seja o enigma mais famoso de todos os tempos, mas que seus filhos provavelmente ainda não conhecem. Ela remonta aos tempos do grego antigo, como de acordo com a lenda, foi oferecido pela Esfinge para quem quisesse entrar na cidade de Tebas.

A Esfinge, como você certamente sabe, era um animal mitológico com corpo de leão e cabeça de mulher, também com asas. Ela colocou o enigma para qualquer um que aparecesse nos portões da cidade e punia aqueles que não podiam responder com a morte. 

Perguntas : Qual é o animal que pela manhã caminha com quatro patas, ao meio dia com duas e à noite com três?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A solução do enigma
A formulação mais simples pode ser encontrada acima, mas no original o enigma era um pouco mais complexo. O Pseudo-Apolodoro relata o seguinte: “Quem, apesar de ter apenas uma voz, se transforma em quadrúpede, bípede e bucho?” . 

Quaisquer que sejam as palavras usadas no enigma, a solução, é claro, é sempre a mesma. A resposta é de fato “o homem”.

O ser humano, de fato, começa sua vida andando de quatro, enquanto as crianças aprendem a se mover engatinhando. Então ele se move para apenas duas pernas, experimentando a maior parte de sua vida. Finalmente, na velhice, ele não pode mais ficar em pé sobre duas pernas e começa a andar usando uma bengala. Por esta razão, não é mais um bípede, mas usa “três pernas”.

 

2. Contas de férias

Depois de ver um enigma mitológico, vamos passar para algo mais atual, mas ao mesmo tempo intrigante. O segundo enigma para as crianças que propomos, de fato, joga suas cartas em provérbios, mas o faz com o gosto do absurdo que provavelmente atrairá os garotos a quem você o propõe.

No centro do quiz está uma pequena história, que deve ser contada em grande detalhe. Abaixo, oferecemos uma formulação resumida, mas se você quiser, pode prolongar o “enredo”, inserindo outros detalhes que tornarão a solução do mistério mais complicada.

Perguntas : dois relatos, marido e mulher, deixam o castelo para uma semana de férias nas montanhas. Como eles estão muito bem lá, eles decidem prolongar sua permanência além do esperado. Eles devem, portanto, notificar seu mordomo sobre a mudança de planos e, portanto, enviar um bilhete para o castelo, escrevendo-nos apenas: 2 + 2 = 5. Como o mordomo entende a mensagem?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Soluções: Se você não conseguir resolver o enigma sozinho, nós lhe damos a solução. O mordomo decifra a mensagem traduzindo-a em um simples: “As contas não se somam”. Portanto, é essencial que, até onde você pode ir na narrativa, lembre-se de dizer, no começo, que os dois viajantes são apenas dois relatos.

3. Suas coisas

Não há necessidade de longas histórias e enigmas para surpreender as crianças. Às vezes até uma frase bem estabelecida é suficiente, uma daquelas que lhe deixam um gosto amargo na boca, porque a solução parece muito próxima e, no entanto, sempre lhe escapa.

O terceiro enigma para crianças que propomos pertence a essa tipologia. Consiste em apenas duas frases, muito curtas. Mas geralmente muito eficaz, especialmente se os ouvintes forem pequenos. Porque você tem que prestar atenção: o enigma não é fácil, mas apenas uma ponta a mais para torná-lo trivial.

Perguntas : É seu, mas os outros sempre usam. O que é isso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Soluções: Neste caso, de fato, a solução parece obscura até que um ponto de vista diferente seja adotado. Então tudo volta e a solução imediatamente salta aos olhos, tanto para adultos como para crianças.

você entende qual é a resposta correta? Se quisermos complicar as coisas, também dizemos que na realidade as soluções possíveis são duas, ambas válidas. Um é “o nome”. O outro “seu número de telefone”. Ambas são suas coisas, mas você nunca as usa, porque elas são usadas pelos outros.

 

 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *